DESMA
Depto. de Eng. Sanitária e Meio Ambiente

DESMA

Depto. de Eng. Sanitária e Meio Ambiente

 

 

Laboratório de Biorremediação, Fitotecnologias e Inovação no Tratamento de Água e Efluentes (LABIFI)

 

INFRAESTRUTURA LABIFI

 

LABIFI: O Laboratório de Biorremediação e Fitotecnologias-LABIFI (novo nome: Laboratório de Biorremediação, Fiotecnologias e Inovação em Tratamento de Água e Efluentes - LABIFI) coordenado pela Profa. Marcia Marques do DESMA-FEN- UERJ é composto atualmente de quatro unidades: (1) Manutenção de Cultivos para Ensaios; (2) Ensaios Ecotoxicológicos; (3) Preparo de Amostras Ambientais e Ensaios de Tratabilidade; (4) Química Analítica-Instrumental. O acervo em equipamentos em operação no LABIFI (Campus Maracanã) inclui: sistema de cromatografia líquida de ultraperformance e espectrometria de massas UPLC-MS/MS XEVO TQD da Waters, sistema de cromatografia a gás e espectrometria de massas GC/MS-FID Agilent 7890A,  Leitor Spectramax de microplaca com as funções de luminescência e absorbância, Digestor por microondas MARS-CEM, Fermentador Bioflo 115 New Brunswick, Titulador automático Methron Titrino plus 848, geladeiras e freezers mantidos em diferentes temperaturas (de 4 o C a menos de -10 o C) para armazenamento de amostras ambientais, destiladores, deonizadores, capelas de fluxo laminar (uma de proteção de amostra e uma de proteção biológica-operador), capelas grandes de exaustão com armários para reagentes voláteis acoplados; autoclaves (pequena e grande); estufas de secagem/esterilização, estufas/incubadoras grandes, estufa bacteriológica, banhos-maria com e sem agitação orbital; câmara de germinação, estantes com iluminação e fotoperíodo, pH-metro, digestor para análise de Nitrogênio Kjeldahl, contadores de colônias, microscópio binocular, placas aquecedoras, balanças analíticas, espectrofotômetro UV-Visível Hatch, Colorímetro, medidores multi- parâmetro, datalogger e software e sondas para oxigênio dissolvido, amônia, nitrato, Filtros de membrana (tipo millipore), bloco digestor para DQO, 1 moinho de facas, turbidímetro, Triturador de resíduos sólidos, jar test – 6 amostras, baterias de Sebelin para preparação de 6 provas simultaneamente para cromatografia, agitadores mecânicos, bombas de vácuo para compor biorreatores de bancada, ultracentrífuga refrigerada Eppendorf, centrífuga-separação de fases, mufla quipamentos de campo incluido sonda multiparâmetros ORION, amostrador de sedimentos. Reator acoplado a gerador de O3 modelo TS-20 da Ozone Solutions (USA), Reator solar piloto tipo coletor parabólico composto (CPC) a ser instalado no Campus Maracanã da UERJ.

 

O Grupo possui uma unidade laboratorial para análises básicas de água e esgotos instalada no Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável-CEADS da UERJ na Ilha Grande para monitoramento do Ecossistema Engenheirado de tratamento descentralizado de parte do esgoto gerado pelo próprio CEADS.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Laboratório de Biorremediação e Fitotecnologias (LABIFI)
Coordenador
Profa. Marcia Marques Gomes , Ph.D. 2000 - Royal Institute of Technology-KTH, Estocolmo/Suécia - Currículo Lattesk

Professora Titular em Ecotechnology pela Mid Sweden University-MiUn (2007), Pós-doutorado em Tecnologias Ambientais pela Kalmar/Linnaeus University (Jun 2006-Nov 2007), Docent pelo Department of Water Environment Transport, Chalmers University of Technology (2005), PhD em Engenharia Química pelo Royal Institute of Technology-KTH (2000) Estocolmo, Suécia. Mestrado (1979) e Bacharelado (cum laude, 1976) em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. Prof. Adjunto do Depto de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ. Experiência na área de Engenharia Ambiental e Ecológica com ênfase na qualidade da água e do solo e no tratamento da poluição incluindo: biorremediação e fitorremediaç&ati...

Localização
Pavilhão João Lyra Filho, 4º andar, sala 4015, bloco F.
Atendimento
Endereço Eletrônico: marcia@marques.pro.br
Horário de Funcionamento: 8:00 às 18:00 h.